terça-feira, 29 de maio de 2012

COMEÇA O PLANTIO DA NOVA SAFRA NA CAPITAL CATARINENSE DO MORANGO

Rancho Queimado recebe as mudas importadas do Chile e Argentina
Bruna Lagemmann e Ana Paula Cechet plantando o morango San Andreas, nas lavouras do Rancho Ecofrutícola.
É nesta época de outono, entre abril e junho, que se faz o plantio da maior parte do morango aqui na região das encostas da serra. Chegou no último sábado, 26, um dos lotes de mudas importadas da Agrícola Llahuen, da Patagônia Chilena.

Plantas chilenas com garantia de produtividade.

A variedade de mudas que será plantada esta semana é a San Andreas, que produz um morango doce, resistente e de belo formato. As demais variedades como Aromas, Albion e Portola devem chegar na semana que vem.

As mudas chegam somente com raiz.
O plantio de morango evoluiu muito nestes últimos 20 anos. Especialistas na produção de mudas, os viveiros da Argentina e do Chile desenvolvem variedades cada vez mais produtivas e saborosas. A região da Patagônia  apresenta um clima bastante adequado para este cultivo, pois lá ocorre um volume bem pequeno de chuvas, em torno de 15mm por ano. Apesar do alto investimento e da tecnologia de ponta, a oferta de mudas ainda limita-se ao sistema convencional e, por enquanto, ainda não há interesse destas empresas na produção de mudas orgânicas. A legislação brasileira ainda permite o uso de mudas e sementes convencionais para a produção orgânica, o que não será mais permitido a partir de 2014.

Logo após plantada a muda desenvolve as folhas em poucos dias.
Segundo Renato F. da Silva, Engenheiro Agrônomo da Plantar Agropecuária de Rancho Queimado, a empresa importou do Chile em torno de 600 mil pés de morango. Já a Agropecuária Mato Francês, responsável pela importação das mudas da Argentina, comercializou 480 mil unidades da planta. De acordo com os dois estabelecimentos estes números são equivalentes aos do ano passado.

Equipe Rancho Ecofrutícola fazendo o plantio de parte das 18 mil mudas importadas.
A variedade de morango que domina a preferência dos produtores é a Aromas devido a sua produtividade. 70% do total das mudas que estão indo para a terra são desta variedade. Logo após fica a Albion, San Andreas, Portola, Monterrey e Camarosa.


Os morangueiros plantados agora, passarão a produzir em setembro, sinalizando o início de mais uma safra de morango. Que seja muito bem-vinda!


Por Letícia Weigert


Nenhum comentário:

Postar um comentário