sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

A polêmica da água boa

João e Dudu bebendo "água do mato".
Pra você qual a melhor água para consumo humano? A água da torneira, tratada e distribuída pela companhia de água e saneamento, ou a água da nascente que brota da terra? A princípio a resposta é óbvia mas, em se tratando de leis, a coisa fica um pouco mais complicada.

Entendo que as leis (em tese) são estabelecidas para proteger os cidadãos. Contudo, o Brasil é um país com muitos brasis e uma lei pode ser muito adequada para um local e nem um pouco adequada para outro. É o que acontece com a água. É o que acontece com a nossa água.

Vivo em um lugar onde a maioria das famílias ainda têm o privilégio de beber água de nascente. Nosso lugar é montanhoso e a fartura de água está próxima de uma dádiva dos céus, ou melhor, da terra. Infelizmente esta benção da natureza fica restrita somente às casas. Todos os outros locais - escola, posto de saúde, comércio, banco - são obrigados pela vigilância sanitária a oferecerem água tratada pela companhia de água para as pessoas beberem. Isso vale para a nossa agroindústria também.

Lei é lei. Mas nesse caso, inconsistente e incoerente. Água tratada nada mais é que água imprópria para consumo que passa a ser própria quando acrescida de produtos químicos. Se nos grandes centros esta é a única opção, aqui definitivamente não é. Se temos a oferta de água de nascente por que não podemos utilizá-la?

Vejam o exemplo da cidade de Nova Iorque que remunera os proprietários das áreas do cinturão verde para proteger as nascentes e são estas fontes que abastecem a cidade com o mínimo de tratamento possível. Está aí uma bela prova de que os grandes centros também podem consumir água do mato. É muito mais barato captar água de fontes preservadas do que tratar água de rios poluídos. E eu nem vou entrar no mérito da questão a quem isso interessa. 

Enfim. Santa Água. Deveríamos reverenciá-la. Enquanto isso, nossos filhos aprenderam a levar garrafinha de água de casa (do mato)  pra não beber a água da escola (tratada). Que bom que temos esta opção.

Logo abaixo, algumas imagens de uma expedição à nossa fonte para reparos nas conexões.














Nenhum comentário:

Postar um comentário