quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Começa a temporada de ovelhinhas!

OVELHAS: parte importante no sistema agroecológico.



Agroecologia é muito mais do que eliminar os adubos químicos e os pesticidas das lavouras. Além da produção de alimentos, o trabalho do agricultor orgânico consiste em buscar um equilíbrio biológico na propriedade, onde toda a forma de vida encontre meios de sobreviver. Parece simples, mas devemos lembrar que o verdadeiro equilíbrio está em conviver harmonicamente com uma série de espécies, desde o leão baio, os animais domésticos, até os microorganismos do solo vivo.

E é neste universo de formas de vida de uma propriedade agroecológica que estão inseridas as ovelhas, contribuindo de forma importante para todo o processo. Elas garantem a matéria-prima fundamental para a produção da compostagem: o esterco.

Aqui no sítio, ao longo do ano, uma quantidade aproximada de 20 toneladas de esterco irão unir-se ao capim das roçadas, serragem, fosfato natural e pó-de-rocha para formarem a compostagem, único adubo permitido na produção orgânica. Fabricar os insumos na propriedade também é aspecto importante para a evolução do processo de produção.


O período entre os meses de julho e setembro marcam o aumento do plantel, pois é a época de nascimento dos filhotes. Os bebês-ovelha, são a maior atração do agroturismo. 

Uma festa para crianças e adultos. Os filhotes são muito lindos e adoram um colinho e um cafuné nas orelhas!



Nenhum comentário:

Postar um comentário